Norte Pioneiro

Prefeitura de Santana do Itararé pede apoio da população no combate a Dengue

(Foto: Divulgação)

A dengue, infelizmente, vem avançando no Estado do Paraná e, dia após dia, um novo município acaba entrando para o quadro do risco de epidemia da doença. Frente a esta situação, os gestores municipais tem se movimentado para garantir que a população de suas cidades esteja segura quanto a esta situação.

Porém, além do esforço das autoridades públicas para o controle da doença e combate ao mosquito da dengue, a população também tem um papel importante na luta contra o Aedes Aegypti que é o responsável pela transmissão do vírus.

Em Santana do Itararé, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde tem buscado o apoio da população para combater o mosquito realizando mutirões para combater os focos de proliferação das larvas. Ao todo, foram notificados 30 locais.

O prefeito Joás Michetti (PDT) explica que a visita dos agentes de saúde as residências do município tem o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito da dengue, além de desenvolver o trabalho de conscientização da população quanto aos perigos da doença. “É preciso que todos nós estejamos engajados a combater os criadouros do mosquito para que essa doença não venha se espalhar em nosso município”, comentou.

Apesar de se tratar de uma doença grave, o combate ao mosquito da dengue pode ser realizado através de atitudes simples como cobrir ou furar pneus; usando areia grossa em pratos de vasos de flores; ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água virando de boca para baixo, tampando as caixas de água, etc. Em caso de suspeita da doença, entre em contato imediatamente com uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e jamais utilize medicação por conta própria.