Política

Prefeitura e Sicredi firmam parceria para melhorar ainda mais a Educação em Jundiaí do Sul

(Foto: Divulgação)

A noite da última segunda-feira (27) marcou um momento especial para educação municipal de Jundiaí do Sul. Isso porque, durante evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, foi firmada uma parceria entre a prefeitura e a Cooperativa de Crédito Sicrédi onde o município passa a fazer parte do programa “União Faz a Vida”, que há 25 anos vem mudando a vida de crianças e jovens em vários municípios onde o Sicredi mantém a parceria.

O evento contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre elas o prefeito do município Eclair Rauen, a secretária de Educação Rose Andrade, o presidente regional do Sicredi Claudio Marcos Orsini e representantes da cooperativa, além de diversas autoridades, empresários e professores da rede municipal de ensino. Durante a reunião, os presentes ainda acompanharam uma palestra ministrada por Daniele Amaral que falou sobre um acidente que mudou sua vida e a forma de transformar as coisas por meio da tomada de decisões e escolhas certas.

Em entrevista à Folha Extra, o prefeito Eclair falou sobre a importância que o programa representa para a educação no município. “Essa parceria que estamos firmando com o Sicredi vem para agregar a formação dos nossos professores e promover aos nossos alunos uma educação diferenciada. Hoje Jundiaí do Sul é destaque na educação a nível Paraná, tanto que, segundo a avalição do Governo do Estado, nós estamos entre os 10% melhores e com essa ajuda do Sicredi vamos melhorar ainda mais”, destacou o prefeito.

O presidente da regional Sicredi Paranapanema Paraná/São Paulo, Claudio Orsini, comemorou a parceria e destacou a educação como uma forma de proporcionar mudanças na vida dos estudantes. “Acreditamos que a educação tem o poder de transformar a realidade e que ela é a principal chave que pode nos levar a um futuro melhor, com cidadãos mais conscientes, mais solidários, mais colaborativos, mais empreendedores, com comportamentos mais “sustentáveis”. É exatamente essa proposta de trabalho que estamos oficializando hoje com o município de Jundiaí do Sul. Estamos muito contentes por esse movimentando tão importante em prol de nossa comunidade”, comemorou Orsini.

Já a secretária de Educação Rose Andrade, tratou a nova parceria como a realização de um sonho. “Trazer o programa União Faz a Vida para Jundiaí é um sonho antigo que temos há anos e, por isso, hoje é um dia memorável. Com a ajuda do Sicredi, vamos promover cidadania e cooperativismo aos nossos alunos para que eles possam ter uma visão diferente e mostrar que juntos somos mais fortes ainda. Queremos transmitir valores éticos para os jovens e as crianças  e, para isso, contamos com uma equipe diferenciada e extremamente qualificada para estruturar nossas turmas, promover uma educação de qualidade e fazer a diferença na vida das nossas crianças”, comentou.

Eclair ainda destacou o compromisso que sua gestão mantém em priorizar a educação. “Imagino que somente através de uma educação descente, com alimentação e condições adequadas aos nossos alunos, nós vamos conseguir mudar as pessoas, o mundo, a cultura e a forma de pensar. Quando assumi a prefeitura nós priorizamos a educação para que realmente pudéssemos fazer algo diferente e, felizmente, tivemos o apoio dos professores e de nossa equipe para buscar colocar Jundiaí entre os dez melhores municípios do Paraná na área de Educação”, finalizou.

 

PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA

O Sicredi acredita que transformar a realidade através da educação depende da ação de cada membro da sociedade e, por isso, investe nas futuras gerações. O programa promove a construção e a vivência da cooperação e cidadania, por meio de projetos desenvolvidos com uma metodologia própria. A união entre secretarias de educação, escolas particulares e instituições sociais com o Sicredi (formação da rede de compromisso) vem fazendo a diferença na vida dos alunos integrantes do programa, seus educadores, escolas, famílias e comunidades.