Política

Presidente recebe autoridades em reunião que fortalece nova fase da Amunorpi

(Foto: Folha Extra)

Na última sexta-feira (22) o auditório do Sesc/Senac de Jacarezinho reuniu prefeitos e autoridades em um evento promovido pela Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro). Ainda na ocasião, foi feito o lançamento do Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável do Norte Pioneiro.

O público presente pode apreciar palestras ministradas pela doutora Kele Cristiani Diogo Bahena, coordenadora do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e Combate a Improbidade Administrativa, o Gepatria. Já o ex-secretário de Estado Nildo Lubke apresentou detalhes sobre a criação do Projeto de Desenvolvimento Regional do Norte Pioneiro, seguido da palestra de André Cotrin Abdo, coordenador regional do Paranacidade em Londrina, que tratou do tema Municípios e Planos Diretores Municipais.

O acesso a informação de qualidade ainda continuou com a Everton Albuquerque, da Gomes de Freitas Sociedade de Advogados que tratou do tema gestão de projetos. Por vim, Glaucia Rolim falou sobre a proposta da Faculdade Polís Civita sobre a educação continuada em governança municipal.

O presidente da associação e prefeito de Pinhalão, Sérgio Inácio Rodrigues (PDT), falou sobre a importância da reunião. “É assim que pretendemos trabalhar, trazendo informação de qualidade e com transparência sobre nossos atos. Hoje a Amunorpi é novamente uma instituição de credibilidade que luta pelos interesses dos municípios da região. Juntos somos mais fortes em busca do crescimento do Norte Pioneiro”, destacou.

Ainda sobre a importância de buscar por ações que fortaleçam o crescimento da região, Nildo Lubke falou sobre o Projeto de Desenvolvimento Regional. “Para romper a barreira da estagnação e até mesmo prevenir o retrocesso, precisamos trabalhar com todas as ferramentas políticas que temos na sociedade local, isto é, unir forças e conhecimentos de empresas, Sebrae, Fiep, Faep, Fetaep entre outras que venham a contribuir com o desenvolvimento de uma infraestrutura sustentável em busca do progresso”, explicou.

Os prefeitos que estiveram presentes, além de assistir as palestras, também tiveram a oportunidade de sanar dúvidas junto aos palestrantes.

 

Presença do Deputado

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) também esteve presente na reunião. Ele falou sobre a importância da participações das instituições em busca de soluções para o desenvolvimento regional.

“De acordo com dados do IBGE, o Norte Pioneiro é uma mesorregião e isso traz a necessidade de uma unidade de planejamento. Nós temos aqui a Uenp que é uma instituição de grande importância que seja vinculada neste processo, pois é uma universidade que pode contribuir cientificamente no planejamento de estratégias para o desenvolvimento da região”, destacou.

Romanelle ainda destacou que o Governo do Estado está disposto a ajudar o Norte Pioneiro, mas para que isso ocorra, é necessário um “start”. “O governo tem as ferramentas e o Ratinho é nosso parceiro para criar essa situação, mas para isso nós temos que definir os caminhos. Para que as empresas venham para nossa região, temos que oferecer algo além do que oferecem outras regiões do Estado. Pra isso, precisamos de um tratamento diferenciado e o governador sabe disso, mas também temos que ter um plano regional apresentando nossos diferenciais”, explicou.

Por fim, Romanelli destacou como exemplo o projeto “Angra Doce” como exemplo de planejamento regional na busca de investimentos e desenvolvimento. O deputado ainda anunciou um acordo entre Governo do Estado e empresas responsáveis por serviços de manutenção nas rodovias estaduais e espera que nas próximas semanas as obras necessárias já comecem a ser realizadas.