Norte Pioneiro

Rotary Clube e parceiros realizam teste rápido de Hepatite C

(Foto: Divulgação)

A Hepatite C é uma infecção causada pelo vírus VHC, sendo transmitida por relações sexuais, de mãe para filho ou no compartilhamento de objetos que contenham sangue contaminado, como no caso das seringas e instrumentos de manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing. Quando não tratada, a doença pode evoluir e causar graves lesões no fígado do paciente.

Visando combater e erradicar a doença, o Rotary Clube de Wenceslau Braz em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), o Instituto para cuidados do fígado de Curitiba e com apoio da secretaria municipal de Saúde, realizou uma ação com a aplicação de 300 testes rápidos para identificar a doença.

A ação foi realizada no último dia 27 de julho entre as 9h e as 16h sendo aplicados 200 testes rápidos em moradores do município de Wenceslau Braz e outros 100 testes em moradores do município de Santana do Itararé.

O médico doutor Braulio Cesar Pereira, que participou da ação, comentou sobre a importância da iniciativa. “Essa ação faz parte de uma campanha mundial do Rotary Clube com o objetivo de tentar erradicar a doença. Essas ações visam a detecção da hepatite C em pessoas portadoras do vírus que são assintomáticas, isso é, não apresentam sintomas da doença, mas que podem desenvolver no futuro cirrose hepática e tumores malignos no fígado”, comenta doutor.

Braulio também explicou que a doença tem cura quando identificada e tratada. “A campanha é realizada justamente para detectar a doença, pois ela tem cura e tratamento. Com isso, buscamos promover esses cuidados aos pacientes para erradica-la”, comentou.

Após a realização dos testes, os pacientes identificados como positivo já puderam fazer o agendamento para iniciar o tratamento no Instituto para cuidados do fígado de Curitiba.