Geral

Saiba quanto tempo esperar para dirigir após beber

(Foto: Divulgação)

A lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca, já existe há mais de 10 anos no país e tem como objetivo inibir a associação da direção e álcool. Estima-se que, nos oito primeiros anos, 42 mil vidas foram poupadas. Porém, cresceu drasticamente o número de autuações de condutores sob o efeito de álcool, o que pode indicar que a lei não está, de fato, conseguindo impedir que os motoristas misturem álcool e direção. Diante desse cenário, o Doutor Multas criou um app chamado Motorista Consciente. Então, para relembrar as penalidades previstas para quem associa álcool e direção e conhecer mais a fundo o aplicativo, acompanhe esta leitura até o final.

 

Penalidades por ingerir álcool e dirigir

As penalidades previstas para quem faz associação entre álcool e direção estão, sem dúvidas, entre as mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É compreensível a necessidade para tal rigidez, afinal, o álcool é a segunda maior causa de mortes no trânsito.

 

Mas você sabe quais são essas penalidades?

O artigo do CTB que prevê a infração pelo uso de álcool ou outras substâncias psicoativas antes de conduzir veículo é o artigo nº 165. Segundo ele, ser flagrado dirigindo sob o efeito de álcool incorre em infração gravíssima passível de multa multiplicada por dez. Isto quer dizer que a multa para esta conduta é de R$ 2.934,70.

Além dessa quantia, o condutor ainda terá a CNH suspensa por 12 meses, ou seja, perderá o direito de dirigir por um ano. Após este período, ele só reaverá tal direito após passar por curso teórico de reciclagem, o que significa mais um custo ao condutor.

Alguns motoristas tentam evitar a penalidade recusando-se a soprar o bafômetro, o que pode ser “um tiro no próprio pé”. As formas como o agente fiscalizador pode identificar a ingestão de álcool são, além do bafômetro, outros sinais do motorista, como o hálito, olhos vermelhos e equilíbrio motor.

Além disso, desde 2016, a recusa ao teste do bafômetro passou a ser infração penalizada na mesma proporção que a confirmação da ingestão de álcool. Segundo o artigo nº 165-A, a recusa ao bafômetro implica em multa e suspensão da CNH, assim como descrito anteriormente.

É claro que passar por toda essa situação é um grande transtorno, mas não posso deixar de chamar sua atenção para os riscos de dirigir alcoolizado. Tal conduta coloca em risco o motorista, os passageiros e os demais veículos e pedestres nas vias. Por isso, minha equipe e eu lançamos o app para oferecer ao condutor um recurso que lhe permita dirigir de forma mais segura.

 

App Motorista Consciente

O aplicativo Motorista Consciente, desenvolvido pelo Doutor Multas, tem por objetivo calcular, aproximadamente, quanto tempo após a ingestão de álcool o motorista pode dirigir em segurança.

O app é baseado na fórmula Widmark, que permite uma estimativa de quanto tempo o organismo leva para metabolizar a quantidade de álcool ingerida. Para isso, o condutor deve preencher os espaços com os seus dados, como o sexo, o peso, a quantidade de álcool ingerida, o horário que começou a beber e qual a bebida que ingeriu. Isso porque diferentes tipos de bebida possuem teores alcoólicos diferentes. Uma dose de tequila, por exemplo, possui 27% de teor alcoólico, enquanto um chopp possui 5%.

Segundo estudos da Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos, um organismo saudável leva uma hora para metabolizar 15 mg de álcool, o que equivale a um chopp.

O app é gratuito e está disponível para o sistema Android. Você poderá baixá-lo, clicando aqui.

O objetivo do Doutor Multas é auxiliar os condutores, contribuindo, assim, para um trânsito mais seguro. Trazemos informações relevantes sobre trânsito, orientamos os nossos leitores e também ajudamos quem precisa recorrer de multas de trânsito. O app Motorista Consciente é mais uma ferramenta desenvolvida por nós com o objetivo de ajudar os condutores.