Colunas

Sanepar

(Foto: Divulgação)

A Sanepar é a vencedora do Prêmio Campeãs da Inovação na categoria estatais. “Somos uma empresa que promove a saúde aos paranaenses, levando água tratada de qualidade a 100% da população atendida. Também fazemos a coleta de esgoto de 72,5% da população, com 100% de tratamento. E vamos avançar para a universalização também deste serviço”, diz o presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

 

PR-092

 

A Amunorpi vai pedir ao governador Ratinho Junior a inclusão das obras de duplicação da PR-092, trecho Santo Antônio da Platina/Jaguariaíva, no orçamento para 2020. “Precisamos da PR-092 duplicada. Não tem condição de continuarmos a conviver com essa rodovia do jeito que está. Esta será uma das nossas maiores lutas à frente da Amunorpi”, disse o presidente da Amunorpi e prefeito de Pinhalão, Sérgio Inácio Rodrigues (PDT).

 

Carteira de vacinação

 

O deputado Luciano Ducci (PSB) apresentou projeto de lei para tornar obrigatória a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula de alunos nas redes públicas e privadas de educação de todo o país. "No Paraná, já há uma lei estadual que vigora desde o ano passado. Tornar obrigatória a apresentação da caderneta de saúde na matrícula é uma forma de reforçar ainda mais a importância deste documento e dos benefícios da vacinação. Além disso, traz a escola mais perto dos responsáveis no cuidado da saúde de bebês e crianças”, diz Ducci..

 

Sede do governo

 

O Governo do Estado e Assembleia Legislativa se instalam hoje na ExpoLondrina. Amanhã, o governador Ratinho Junior conversa com a imprensa na parte da manhã e à tarde, junto com deputados, recebe prefeitos, vereadores e lideranças da região. Na sexta-feira (12), Ratinho Junior reúne os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop).

 

Licença maternidade

 

A deputada Maria Victória (PP) vai tirar 180 dias de licença maternidade. No seu lugar, assume o deputado Élio Rusch (DEM).

 

Eleição no PSDB

 

O deputado Ademar Traiano, presidente estadual do PSDB, vai convocar nesta semana a convenção estadual do partido - entre 3 e 6 de maio - e já avisa que não será candidato á reeleição no comando da legenda.

 

Femoclam

 

O líder comunitário Nilson Pereira foi reeleito para mais um mandato de cinco anos na Femoclam (Federação das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana). A nova diretoria é formada por representantes de 138 associações de moradores.

 

Revisão de honorários

 

A Fecomércio e a Fiep defendem a revisão do pagamento de honorários destinados aos procuradores do Estado pelas empresas que aderirem ao Refis Estadual. Os honorários previstos no programa de parcelamento de débitos tributários, segunda a Fecomércio e a Fiep, devem ser reduzidos ou até extintos. Na legislação federal que trata do tema, não há incidência de honorários para as empresas.

 

Parceria com Amop

 

As parcerias da Itaipu com a Amop serão mantidas, adianta o presidente da binacional, Joaquim Silva e Luna, A atenção se dará às parcerias voltadas à preservação do reservatório como é o caso da gestão das bacias e do programa de reciclagem e compostagem do lixo. A Amop reúne 54 municípios do Oeste e representa 1,3 milhão de habitantes. Seis das maiores cooperativas do Brasil estão instaladas na região, faturam mais de R$ 20 bilhões por ano e geram 120 mil empregos diretos.

 

Garantia

 

A continuidade das parcerias foi garantida por Joaquim Silva e Luna ao presidente da Amop, o prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Júnior. Para Silva e Luna, as parcerias que contribuem para garantir o cuidado da matéria-prima de Itaipu, que é a água do reservatório, trazem um "ganha-ganha" tanto para a usina quanto para o Oeste.