campos gerais

Semana do Idoso é comemorada com atividades especiais

Programação especial aconteceu durante cinco dias. A organização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Dentre as atividades, integrando os idosos e a juventude, houve o encontro de gerações (Foto: Assessoria)

Jaguariaíva teve programação especial, entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro, para comemorar a Semana Nacional do Idoso. A organização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

As atividades comemorativas começaram com um culto ecumênico, no Clube Recreativo Municipal. Integrando os idosos e a juventude, houve o Encontro de Gerações – Roda de Conversa, incluindo estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no dia 26.

Para incentivar o movimento e a alegria de viver, no dia 27, ocorreu a Tarde Dançante, com ações de lazer, sorteio de brindes e lanches. O encontro ocorreu no Clube Recreativo Municipal.

No dia 28 foi a vez de ir ao cinema. Os idosos foram convidados a assistir o filme “Acertando os Passos”, no Cine Teatro Valéria Luercy.

Encerrando as atividades, dia 1º, no dia Nacional do Idoso, houve a Tarde Alegre na Praça Getúlio Vargas. No local foram oferecidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) testes gratuitos de glicemia e aferição de pressão arterial, além de exposição informativa de saúde. Neste dia também houve sessão de alongamento, com participação também de crianças e jovens.

Participaram das atividades da semana idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município e alguns internos do Lar Bom Jesus, que tiveram uma tarde recreativa, em parceria com a Apae. A secretária municipal de Desenvolvimento Social e primeira-dama, Cleia Sloboda, membros do Conselho Municipal do Idoso, entre ele o secretário de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu, coordenadoras de unidades de serviços de assistência e desenvolvimento social do município, acompanharam várias das atividades.

 

Atenção contínua

São várias as políticas públicas voltadas à valorização da pessoa idosa, promoção de sua saúde e inserção social em Jaguariaíva. Através da Sedes, nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) Primavera e Pedrinha ocorrem palestras, atividades de lazer, coral, assistência e momentos de boa convivência.

O Departamento Municipal de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) oferece a Ginástica Comunitária em ginásios de esportes municipais, onde boa parte das frequentadoras é maior de 60 anos.

Ainda para incentivar a atividade física, foram instaladas em vários pontos da cidade Academias ao Ar Livre. Nelas existem aparelhos que ajudam a fortalecer a musculatura e ajudar no movimento. A prática ajuda no controle de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, entre outros.

Para os que estão debilitados fisicamente, entre os recursos locais na saúde pública, está a Clínica Municipal de Fisioterapia Rosalina Miranda Brunetti. Além de estrutura apropriada, a clínica tem profissionais e aparelhos terapêuticos atendimentos gratuitos a esta e outras faixas etárias.

Na saúde pública municipal também há programas especiais que priorizam o atendimento à saúde do idoso. Na área de habitação, está em andamento no município, já em fase de licitação, o projeto de instalação de um condomínio para moradia exclusiva de idosos, incluindo 40 unidades habitacionais e estrutura com espaços de cuidado à saúde e convivência dos moradores.