campos gerais

Serviço aeromédico de emergência presta novo atendimento em Jaguariaíva

Auxílio tem feito a diferença nos atendimentos de pacientes em risco que precisam de um transporte rápido e com suporte médico
["Atendimento aerom\u00e9dico foi prestado na ter\u00e7a-feira"] (Foto: Assessoria)

O município de Jaguariaíva tem contado nos últimos meses com o serviço aeromédico de emergência do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na última semana foram dois pacientes transportados e, na última terça-feira (18), por volta das 16h, o helicóptero esteve novamente no município.

Segundo o médico responsável pela transferência, Alexander Pinheiro Yamal, depois de internação e tratamentos possíveis no Hospital Municipal Carolina Lupion, o paciente desta terça, um homem com graves problemas cardíacos, foi encaminhado para atendimento de alta complexidade no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo. Ele conta que a equipe do serviço aeromédico tem sido muito prestativa e vem fazendo a diferença nos atendimentos de pessoas em risco e que precisam de um transporte rápido e com suporte médico no trajeto.

Parte da Rede Paraná Urgência, o serviço aeromédico de emergência funciona em Jaguariaíva graças ao empenho da administração municipal em fazer parte da parceria para funcionamento do serviço, que é regional, juntamente com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O prefeito e presidente da AMCG, Juca Sloboda (DEM) informa que está trabalhando para que em breve o serviço de resgate de urgência e emergência para Jaguariaíva seja complementado com uma base do SAMU.

Na base do SAMU devem estar disponíveis duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado para atendimento da população jaguariaivense. O prefeito Juca informa que o projeto apresentado inclui equipe completa de profissionais para estar em alerta, inclusive com médico de plantão 24 horas. A base regional do serviço aeromédico de emergência do Estado fica em Ponta Grossa, mas o voo até Jaguariaíva leva menos de meia hora.