Política

Vereadores aprovam projeto que subsidia 50% do calcário a produtores

(Foto: Folha Extra)

Japira possui solos com alta acidez, o que de acordo com especialistas, prejudica a fertilidade e diminui a produtividade. Com a economia voltada para o agronegócio, a população do município está, em sua maior parte na zona rural, e é composta principalmente por médios e pequenos produtores, os quais necessitam de apoio para a aquisição de calcário.

O calcário é comumente aplicado na terra, a fim de corrigir o solo, proporcionando melhor aproveitamento dos insumos usados para a condução e adubações de suas lavouras, aumentando assim a produtividade.

Por este motivo a câmara de vereadores, por unanimidade de votos, aprovou um projeto que criou o programa de correção e melhoria da fertilidade do solo, através da aquisição e transporte do calcário, em razão de vários pedidos nesse sentido dos produtores.

Segundo o presidente da casa, Thiago Augusto Mendes Abucarub, o programa é um marco importante para o município. “Lutamos por essa população e sabemos que grande parte da economia vem do meio rural, de trabalhadores de nossa terra”, destaca o presidente.  “Com esta lei, foi reduzido em 50% a cobrança para a aquisição e transporte de calcário, o que beneficiou vários agricultores do município”, ressaltou ainda o vereador.