Colunas

Xisto vai coordenar a Juventude na campanha de Cida Borghetti

(Foto: Reprodução/Internet)

Presidente Estadual da Juventude Progressista, Gilberto Xisto aceitou o convite para coordenar a mobilização da Ala Jovem na campanha de Cida Borghetti (PP). Cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, Xisto explicou a escolha: “Me sinto honrado com este convite e aceito, principalmente, por acreditar nas Políticas destinadas ao Jovem que a governadora tem apresentado. Um desafio grandioso que exige dedicação integral – por isso, decidi adiar o meu projeto de ser deputado estadual”, disse.

 

Fique atento ao Calendário Eleitoral

A quarta-feira (8), 60 dias antes do primeiro turno das eleições, que ocorrerá no dia 7 de outubro, marca uma série de prazos relacionados ao processo eleitoral:

É a data a partir da qual os partidos políticos têm prioridade postal para a remessa de propaganda de seus candidatos; Último dia para a publicação dos locais em que serão instaladas as mesas receptoras de votos para 1º e eventual 2º turno, inclusive para os locais em que haverá voto em trânsito; Último dia para a nomeação dos membros das mesas receptoras e do pessoal de apoio logístico para o 1º e eventual 2º turno, em Diário da Justiça Eletrônico para as capitais e em afixação no cartório, para o interior; Último dia para os regionais nomearem, no Diário da Justiça Eletrônico, os membros das juntas eleitorais para 1º e eventual 2º turno; Último dia para o eleitor que esteja fora de seu domicílio eleitoral requerer 2ª via do título em qualquer cartório eleitoral.

 

Ministério Público lança canal para receber denúncias sobre as eleições

O Ministério Público do Paraná lançou nesta semana um canal para receber denúncias de irregularidades ocorridas nas eleições deste ano. A página também tem orientações ao eleitor, para que possa saber mais sobre condutas permitidas e proibidas na propaganda eleitoral, crimes, como compra de votos, boca de urna e “chuva de santinhos”, além das punições previstas para cada um dos delitos e explicações sobre como denunciá-los.

Há também regras específicas para o dia das eleições, informações sobre a importância do voto consciente, as atribuições dos cargos em disputa e o papel do Ministério Público, responsável por fiscalizar o processo e receber denúncias da população.

Aproximadamente 8 milhões de eleitores em todo o Paraná irão às urnas no dia 7 de outubro para votar nos candidatos a presidência da República, governado do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

 

STF aprova reajuste de 16% no salário

Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux e Alexandre de Moraes decidiram que os próprios salários deverão passar de R$ 33,7 mil para R$ 39 mil.

Cármen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin e Celso de Mello votaram contra o reajuste, mas foram vencidos.
Como o salário do Supremo é que aponta o teto para o funcionalismo, o aumento terá um efeito cascata nas contas do país, primeiro dentro do próprio Judiciário e depois por todo o serviço público.

A matéria seguirá para aprovação do Congresso, que historicamente nunca deixou de acatar propostas similares, no máximo, negociou o percentual ‘sugerido’.