conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

Assembleia do Paraná realiza o primeiro aulão virtual do Brasil

Publicados

em

Foto. Divulgação ALEP.

A pandemia causada pelo novo coronavírus não impediu que o já tradicional aulão preparatório para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) organizado pela Assembleia Legislativa do Paraná fosse realizado em 2020. O primeiro aulão virtual do País foi realizado na manhã desta terça-feira (27) de forma remota, reunindo professores, 300 alunos pelo aplicativo Zoom e outros milhares de estudantes que acompanharam as aulas pela TV Assembleia e pelas redes sociais do legislativo paranaense. Somente na transmissão pelo Facebook, o aulão alcançou mais de 25 mil pessoas. A iniciativa faz parte do projeto “Assembleia no Enem”, desenvolvido pela Diretoria de Comunicação.

Ao contrário dos anos anteriores, condições sanitárias não permitiram a reunião dos alunos no Plenário da Assembleia. Mais de quatro mil estudantes acompanharam presencialmente as aulas nos seis aulões anteriores. Desta vez, os professores da ONG Instituto Educacional Eureka, parceira do Legislativo na empreitada, ministraram as aulas de forma on-line, abordando as áreas de conhecimento exigidas nas provas do Enem – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens. As provas estão previstas para serem aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. A iniciativa também conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Curitiba e da Secretaria de Estado da Educação.

De acordo com o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), um espaço diferente foi criado para a aula do Enem deste ano. “Lembramos deste Plenário tomado por estudantes. Hoje é um momento diferente. Estamos nos reinventando para proporcionar aos alunos uma preparação para o Exame. A Assembleia oferece mais uma vez um espaço de aprendizado”, disse. Traiano lembrou o pioneirismo da Assembleia na criação da aula. “Esta é uma iniciativa pioneira em todo o País. Uma grande contribuição do Poder Legislativo. Desejamos sucesso a todos que vão fazer a prova”, completou o presidente.

Já o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), lembrou as mudanças de paradigmas que a pandemia impôs à educação. “É um momento de mudança. A educação precisa ser democratizada. Este é o ponto de partida deste aulão do Enem. Abre espaço para todos de forma igual. Como não podemos nos reunir presencialmente, esta ação de usar o ensino a distância é inovadora. Viva a educação!”, disse Romanelli.

O coordenador da ONG Instituto Educacional Eureka, professor Marlus Geronasso, lembrou a importância do Legislativo na educação dos alunos, mesmo que de forma remota. “Há alguns anos a Assembleia entende que esse espaço de importantes discussões pode se tornar uma grande sala de aula. Agradecemos à Mesa Executiva por mais uma vez abrir esta Casa para a educação, possibilitando fazermos o primeiro aulão virtual do País”, comentou. Além deles, a diretora de Comunicação da Assembleia, jornalista Katia Chagas, participou da abertura do evento.

Leia Também:  Suspeito é preso com 30 comprimidos de Ecstasy em Jaguariaíva

O próximo aulão será dedicado à redação e acontece no dia 10 de novembro, às 9 horas, também com transmissão pela TV Assembleia e redes sociais do Legislativo.

O projeto – O “Assembleia no Enem” começou em 2015, quando a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná passou a exibir na TV Assembleia videoaulas com os professores do Instituto Educacional Eureka. A parceria deu resultados tão positivos que no ano seguinte as aulas deixaram de ser exclusivamente por vídeo e passaram a lotar o Plenário do Legislativo em aulões inéditos. Também foram distribuídos quatro mil cadernos de exercícios com questões de provas anteriores do Enem.

Novas videoaulas foram produzidas, além de programas com dicas valiosas para quem está na reta final da preparação para as provas. Todo esse conteúdo está disponível no site do projeto (http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem). No site também já está disponível para os alunos um novo caderno de exercícios.

A apostila contém exercícios que já apareceram nas provas do Enem e foram selecionados pelos professores da ONG Instituto Educacional Eureka. Na página do projeto na internet também é possível acessar as apostilas dos aulões anteriores e todas as videoaulas produzidas para auxiliar na preparação para o Enem e para os vestibulares.

Leia Também:  Governador antecipa pagamento do 13° salário no dia 4 de dezembro

A íntegra do aulão pode ser assistida no canal do Youtube no link: https://youtu.be/8Zf29ckerOU

COMENTE ABAIXO:

Notícias

Tribunal Regional Eleitoral reconhece Alcione Lemos como prefeita eleita em Jaguariaíva

Publicados

em

Foto: Reprodução/Internet

Após vencer nas urnas no último domingo (15), Alcione Lemos teve nesta quarta-feira (18) mais uma vitória para comemorar. Isso porque, a então candidata estava disputando a eleição com seu registro de candidatura indeferido com recurso, mas o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decidiu por unanimidade deferir o registro.

De acordo com o relator do processo, Juiz Thiago Paiva dos Santos, quando Alcione realizou o registro de sua candidatura, o processo que culminou em sua demissão no quadro de funcionários já estava suspenso e, com isso, seria um objeto insuficiente para tornar a candidata inelegível.

Sessão foi transmitida ao vivo pelo TRE-PR. Foto: Reprodução

Com isso, os demais integrantes seguiram o voto do relator visto que, de acordo com a Lei, após o registro de candidatura de Alcione ter sido realizado não poderia surgir algo novo que viesse a prejudicar sua participação no pleito. Assim, com o placar de seis votos a zero a candidatura foi deferida.

Desta forma, após conquistar 8.249 votos, o que corresponde 45,50% do total, Alcione está apta para assumir a prefeitura de Jaguariaíva a partir de 1 de janeiro de 2021.

 

Leia Também:  Governo transfere gestão de quatro carceragens do Norte Pioneiro para o Depen

Informações: Folha Paranaense.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020