conecte-se conosco


NORTE PIONEIRO

Decreto do Governo suspende serviços não essenciais em seis municípios da região

Publicados

em

Foto: Reprodução/Internet

Decisão foi divulgada no mesmo dia em que o Paraná bateu recorde de óbitos causados pela Covid-19

 

O governador Ratinho Junior fez um pronunciamento na tarde desta terça-feira (30) divulgando as novas ações do Governo do Estado para o enfrentamento a Covid-19. As decisões foram tomadas após momentos de tensão, expectativa de lockdown e reuniões com secretários e agentes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e deputados da Assembleia Legislativa do Paraná.

No dia em que o Estado bateu o recorde de mortes pela Covid-19, com 1.536 novos casos e 36 óbitos, Ratinho Junior anunciou novas regras e quarentena para sete Regionais de Saúde onde a doença tem avançado com maior intensidade nas últimas semanas. São elas as regionais de Cornélio Procópio, Londrina, Cianorte, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba. Segundo o governo, estas regionais concentram 75% dos casos de coronavírus no estado.

No Norte Pioneiro, ficam inclusos no decreto os municípios de Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio e Ribeirão Claro que fazem parte da 18º Regional de Saúde. Já a 19º Regional de Saúde de Jacarezinho, que concentra a maioria dos municípios da região, não foi incluída no decreto.


As novas medidas que são válidas por 14 dias (prorrogáveis por mais sete) entram em vigor nesta quarta-feira (1) e proíbem o funcionamento de comércios não essenciais como shoppings, galerias, comércio de rua, feiras, salões de beleza, academias, bares e casas noturnas. O transporte público só poderá atender profissionais dos serviços considerados essenciais. O decreto ainda proíbe a circulação de pessoas em vias públicas entre as 22h e 5h.

Leia Também:  Educação alerta sobre documento falso circulando nas redes sociais

A decisão também afeta o funcionamento de serviços essenciais, como no caso de supermercados que poderão atender ao público de segunda a sábado das 7h às 21h com fluxo limitado a 30% da capacidade total de usuários. Além disso, apenas uma pessoa por família poderá frequentar o local simultaneamente e permanece proibida a entrada de menores de 12 anos.

Já restaurantes e lanchonetes poderão atender apenas via Drive-thru, e lojas de postos de combustíveis terão a suspensão no funcionamento, exceto as localizadas em rodovias. Em caso de reuniões profissionais ou pessoais, estas devem prezar pela realização virtual e, caso haja o encontro presencial, a distância entre as pessoas deve ser de dois metros com no máximo cinco participantes. O funcionamento de parques, praças e áreas coletivas fica a critério das prefeituras.

COMENTE ABAIXO:

Notícias

Paraná registra mais 1.615 infecções pelo novo coronavírus e 45 óbitos

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde, em informe emitido nesta sexta-feira (7), divulga mais 1.615 infecções pelo novo coronavírus e 45 óbitos pela doença. O Paraná acumula agora 87.915 diagnósticos positivos e 2.244 mil mortes. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

INTERNADOS – Nesta sexta-feira, 1.099 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. Do total, 839 estão em leitos SUS (401 em UTI e 438 em enfermaria) e 260 na rede particular (102 em UTI e 158 em enfermaria).

Há outros 1.013 pacientes internados – 481 em leitos UTI e 532 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – Os 45 pacientes que faleceram, relatados neste informe, estavam internados. São 23 mulheres e 22 homens, com idades entre 18 a 93 anos. Quatro óbitos ocorreram em julho e os outros 41 pacientes faleceram entre os dias 01 e 07 de agosto.


Os pacientes residiam em Curitiba (13), Almirante Tamandaré (3), Colombo (3), Pinhais (3), São José dos Pinhais (3), Ivaiporã (2), Piraquara (2). Há um caso de óbito em cada dos municípios de Antonina, Arapongas, Bandeirantes, Cambará, Campina Grande do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Foz do Iguaçu, Itambé, Londrina, Maringá, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Piraí do Sul, Rio Branco do Sul e Santa Mariana.

Leia Também:  Paraná registra mais 1.615 infecções pelo novo coronavírus e 45 óbitos

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 984 casos de residentes de fora. 26 pessoas foram a óbito.

AJUSTES:
Alteração de município:

Um caso confirmado no dia 31/07 em Curitiba foi transferido para Urussanga/SC. Outro caso confirmado no dia 02/08 em Palmas foi transferido para Mangueirinha. Houve três casos confirmados no dia 13/07 em Cascavel que foram transferidos para Palotina.

Um caso confirmado no dia 09/07 em Cascavel foi transferido para Corbélia, e confirmado no dia 12/07 em Cascavel foi transferido para Chopinzinho.

Também houve transferência de caso confirmado no dia 10/07 em Cascavel, que foi para Corbélia. Um caso confirmado no dia 18/06 em Santa Tereza do Oeste foi transferido para Corbélia.

Um caso confirmado no dia 13/07 em Cascavel foi transferido para Toledo. Outro confirmado também em Cascavel, no dia 21/07 foi transferido para Paulo Afonso, na Bahia.

Um caso confirmado no dia 21/07 em Cascavel foi transferido para Campina da Lagoa, e outro confirmado no dia 22/07, também em Cascavel, foi transferido para Diamante do Oeste. Um caso confirmado no dia 24/07 em Curitiba foi transferido para Pinhais. Além disso, um óbito confirmado no dia 04/8 em Curitiba foi também transferido para Pinhais.

Leia Também:  Aulas presenciais voltam em setembro no Paraná

Exclusões:
Dois casos foram excluídos por duplicidade de notificação. Um deles foi confirmado no dia 31/07 em Curitiba. O Outro foi um óbito de uma mulher, de 84 anos, confirmado no dia 28/07, também em Curitiba.

 

Via: AEN.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020