-0.4 C
Wenceslau Braz

Farmácia do Paraná registra falta de estoque de insulina de ação rápida para diabetes, diz Sesa

Segundo Sesa, quantitativo de medicamento enviado pelo Ministério da Saúde para o segundo trimestre foi inferior ao previsto; previsão é de chegada de novo lote apenas dia 28 de junho

O Paraná está com falta de estoque de insulina de ação rápida para tratamento de diabetes nas farmácias do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

- Advertisement -

Segundo a secretaria, a situação aconteceu depois de o Ministério da Saúde repassar um quantitativo menor do medicamento que o previsto para o segundo trimestre deste ano.

- Advertisement -

A insulina de ação rápida é utilizada diariamente por pacientes que possuem diabetes tipo 1. Para Marcos, que foi buscar o medicamento para a esposa, a falta de estoque causa preocupação.

Sem o medicamento adequado, ele acabou recebendo da farmácia do SUS a insulina de ação lenta. Por meio de nota, a Sesa orientou que os pacientes que necessitam do medicamento conversem com o médico responsável sobre a possibilidade de fazer temporariamente a substituição.

O portal tenta contato com o Ministério da Saúde, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Ainda conforme a Sesa, o ministério indicou uma previsão de entrega de novos medicamentos até 28 de junho. Uma vez recebido o lote, segundo a secretaria, o medicamento será transferido para todas as regionais de saúde do estado.

- Advertisement -

Deixe uma resposta

FonteG1

MAIS NOTÍCIAS