24.1 C
Wenceslau Braz

Ministério da Saúde recomenda suspensão da vacinação contra Covid para adolescentes

Decisão tem como base documento da Organização Mundial da Saúde que não recomenda a aplicação de imunizantes para pessoas com idade inferior aos 18 anos

- Advertisement -

O processo de imunização contra a Covid-19 continua no Brasil e, com o avanço da vacinação, as faixas etárias do publico alvo tem sido reduzidas. Na maioria dos estados, a população adulta, com idade igual ou superior aos 18 anos, já recebeu ao menos uma dose dos imunizantes contra o coronavírus, o que fez com que as idades baixassem para dos 12 anos 17 anos. Apesar disso, nesta quarta-feira (15), o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica informativa orientando que a vacinação de adolescentes seja suspensa.

A imunização deste público havia sido liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Técnica) em julho, mas, de acordo com o documento publicado pelo Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os imunizantes não sejam aplicados em crianças e adolescentes. Com isso, a orientação é que os adolescentes que não tem comorbidades não tomem a vacina.

- Advertisement -

Conforme vídeo publicado pela OMS em junho deste ano, a organização recomenda que os países devem concentrar seus recursos para imunizar toda a população com prioridade aos grupos que estejam mais expostos ao risco de contágio pela doença.

Neste contexto, o Ministério da Saúde pontua que não há certezas sobre os benefícios que a vacina pode trazer para o grupo de crianças e adolescentes e ressalta que a situação da Covid-19 para estes grupos não é alarmante. Segundo MS, a maioria dos adolescentes sem comorbidades contaminados com a doença apresentam casos assintomáticos ou com sintomas leves.

Após a norma técnica ser publicada pelo Ministério da Saúde, capitais como Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Salvador e Bahia suspenderam a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Já em São Paulo, foi anunciado que, mesmo após a publicação da norma técnica, as vacinas continuarão sendo ministradas nesta faixa etária enquanto

- Advertisement -

Deixe uma resposta

MAIS NOTÍCIAS