conecte-se conosco


Nacional

Recursos de ações criminais vão ser usados no combate ao coronavírus

Publicados

em


source

Agência Brasil

coronavírus arrow-options
Agência Brasil

Casos confirmados do coronavírus no Brasil ultrapassam os 900

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) recomendou nesta sexta-feira (20) que juízes federais do sul do país destinem valores arrecadados com punições em processos criminais para o combate ao novo coronavírus ( COVID-19 ).

Leia também: Ministério Público pede uso da PM para fechar lojas Havan, de Luciano Hang

Na recomendação que foi destinada aos magistrados da Justiça Federal no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a corregedora Luciane Amaral Corrêa Münch recomenda que os recursos obtidos com prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo nas ações criminais sejam destinados para a área da saúde dos três estados.

Os valores devem ser utilizados para compra de respiradores, máscaras e luvas e equipamentos hospitalares.  Os valores ainda não foram calculados.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Portos adotam novas medidas de prevenção ao coronavírus
Propaganda

Nacional

Coronavírus se espalha e ameaça colapsar rede de saúde do Brasil

Publicados

em


source
coronavírus sistema de saúde colapsar arrow-options
governo de São Paulo/reprodução

Leitos de UTI para lidar com coronavírus são limitados

Pessoas que deveriam estar em casa e assim colaborar para deter o coronavírus estão superlotando sem necessidade hospitais e fazendo testes que faltam para quem, de fato, precisa. Os primeiros resultados da testagem iniciada esta semana na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelam um cenário explosivo, afirma o professor titular da UFRJ Amílcar Tanuri, um dos virologistas mais experientes do país e que coordena os testes.

Leia também: Novo coronavírus: Brasil tem 647 casos e 9 mortes

Das 140 pessoas testadas no exame de coronavírus  da UFRJ até agora apenas quatro estão positivas. É um percentual muito baixo e que mostra que a população não entendeu que é preciso ficar em casa.

“Esse comportamento insano e egoísta pode nos transformar numa nova Itália e colapsar o nosso sistema de saúde antes mesmo de a epidemia se agravar. Esse vírus do pânico vai matar gente doente de verdade, que precisa de atendimento e vai encontrar a rede superlotada”, alerta Tanuri, um dos raros virologistas do país com experiência no combate das pandemias de ebola e HIV na África.

Leia Também:  Paralisação da Linha 15 - Prata dá prejuízo de R$1 milhão à empresa responsável

O posto da UFRJ foi montado exclusivamente para profissionais de saúde e grupos pré-selecionados devido ao risco. Ainda assim, pessoas com pouco ou nenhum sintoma ou ainda de baixo risco foram se testar. O resultado se vê em números. Em visitas a hospitais da rede pública e privada, Tanuri detectou o mesmo problema. O serviço de emergência sendo inundado por gente com sintomas de pouca gravidade.

Leia também: Empresário paulista que foi a Bahia após confirmar coronavírus é processado

“Mandei todo mundo para casa. Quem não está na linha de frente do combate da Covid-19 ou não tem sintomas realmente mais graves, por favor, fique em casa. Não prejudique o combate da pandemia. Além disso, mesmo que a pessoa seja egoísta e irresponsável e não ligue a mínima para a sociedade, deveria saber que o hospital é o melhor lugar para contrair o vírus. Ela tem grande chance de sair de lá infectada”, salienta ele.

Tanuri explica que o teste não é para qualquer profissional de saúde, mas apenas para aqueles que têm contato direto com pacientes, como médicos, enfermeiros e seus auxiliares. Ele lembra que a população precisa estar atenta aos sintomas importantes: infecção respiratória com falta de ar e sensação de cansaço profundo sem causa aparente. Hipertensos, diabéticos, imunodeprimidos e idosos devem ficar em casa.

Leia Também:  Portos adotam novas medidas de prevenção ao coronavírus

Leia também: Bolsonaro chama pandemia de “histeria” e critica medidas de isolamento

Esses casos podem ser avaliados em UPAs com medição de oxigênio. Se estiver baixo, aí sim a recomendação é de teste para o coronavírus .


COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020