conecte-se conosco


NOVA MESA

Deputados reelegem Traiano para novo mandato como presidente da Assembleia

Publicados

em

Foto: Divulgação ALEP

O deputado Ademar Traiano (PSDB) foi reeleito hoje (10) presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.  A chapa encabeçada pelo deputado, denominada Parlamento Forte, foi eleita com 48 votos a favor, 6 abstenções e nenhum voto contra. Esta é a quarta reeleição consecutiva de Traiano como presidente da Assembleia. O deputado conduziu o Parlamento em gestões reconhecidas como inovadoras e que colocaram a Assembleia paranaense em uma posição de destaque no cenário nacional.

Após a eleição, Traiano agradeceu “a confiança dos deputados” e se comprometeu a “continuar com a política de diálogo e harmonia com todos os deputados, além de aprofundar ainda mais meu compromisso com a transparência e a abertura das portas do Legislativo à população”. Traiano disse que Assembleia do Paraná “é uma das mais importantes e respeitadas do país e garantiu que vai trabalhar para que esse destaque aumente ainda mais”.

Durante entrevista coletiva concedida antes da eleição, Traiano enfatizou a experiência adquirida ao longo dos últimos anos que esteve à frente da Assembleia, e destacou a importância das medidas de apoio ao Executivo no combate a pandemia do coronavírus. Entre elas a aprovação de leis visando minorar o sofrimento da população e até mesmo o repasse de recursos do orçamento do Legislativo para bancar leitos de UTIs e compra de vacinas. O deputado recordou que durante o período que comandou a Assembleia, o Parlamento enfrentou inúmeras turbulências, incluindo essa, provocada pela pandemia. A posse da Mesa eleita hoje será em 2 de fevereiro de 2021.

 

Leia Também:  “É um tapa na cara atrás de outro”, dispara Romanelli sobre a volta das tarifas cheias do pedágio

A nova Mesa

A nova Mesa Diretora da Assembleia, eleita nesta segunda-feira, tem a seguinte composição:  presidente: deputado Ademar Luiz Traiano (PSDB), 1º vice-presidente: deputado Tercílio Turini (CDN),  2º vice-presidente: deputado Do Carmo (PSL),  3º vice-presidente: deputado Requião Filho (MDB),  1º secretário: deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), 2º secretário: deputado Gilson de Souza (PSC), 3º secretário: deputado Alexandre Amaro (Republicanos), 4º secretário: deputado Nelson Luersen (PDT), e  5º secretário: deputado Gilberto Ribeiro (PP).

 

Liderança e vitórias

Ademar Traiano, reeleito hoje, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, tem 38 anos de vida pública e uma trajetória marcada pela capacidade articulação e liderança.

O deputado já ocupou alguns dos cargos mais importantes do Estado do Paraná. Além de presidente da Assembleia Legislativa, foi governador interino por 3 vezes. Traiano, que cumpre o oitavo mandato como deputado estadual, foi o primeiro homem do Sudoeste a ocupar o governo do Estado.

Traiano é advogado e empresário, iniciou na vida pública como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1982. Já no primeiro mandato de vereador foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio do Sudoeste.

Em 1985 foi o primeiro prefeito eleito de Santo Antônio do Sudoeste (até aquele ano municípios de fronteira, considerados “área de segurança nacional” tinham o prefeito nomeado por Brasília). Como prefeito, foi eleito presidente da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná). Em 1990 conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa. No primeiro mandato como deputado estadual foi eleito para a Mesa Diretora, como 2º secretário. Foi líder do governo (2011-2014) e eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, em 2015, cargo que ocupará até 2022.

Leia Também:  Banda de Música da PM recebe Menção Honrosa da Assembléia Legislativa do Paraná

Deputado municipalista, Traiano recebeu o reconhecimento pelo trabalho em defesa dos municípios. Recebeu homenagens e títulos de Cidadão Honorário em 10 cidades: Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Francisco Beltrão, Pinhal de São Bento, Santa Terezinha de Itaipu, Bela Vista da Caroba, Marmeleiro, Pranchita, Bom Jesus do Sul e Coronel Vivida.

Cumprindo o terceiro mandato como presidente da Assembleia, Traiano conduz uma gestão inovadora, com ênfase na transparência e abertura das portas do Legislativo à população. Programas desenvolvidos pela Assembleia nesse período, como o Parlamento Universitário, Geração Atitude e Assembleia no Enem, foram premiados. O aplicativo, desenvolvido sem custos pela equipe da Alep, “Agora É Lei no Paraná”, foi o vencedor de dois prêmios nacionais na categoria governança eletrônica.

 

Via: Assessoria.

COMENTE ABAIXO:

POLÍTICA REGIONAL

Vereadores protagonizam confusão durante Audiência Pública na Câmara de São José da Boa Vista

Publicados

em

Foto: Ilustrativa - Reprodução/Internet

Presidente da casa arrumessou contra o chão o aparelho celular de um dos vereadores e vídeo viralizou nas redes sociais

 

Uma Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores de São José da Boa Vista e que tinha como objetivo discutir o valor dos salários dos servidores públicos para o período de 2021 a 2024, terminou em confusão na noite da última segunda-feira (21) após o presidente da casa jogar no chão o celular de um dos vereadores.

No vídeo, é possível observar que o clima estava tenso quando Neuri José dos Santos, responsável pela contabilidade da prefeitura, falava na sessão. Em dado momento, o vereador Jovane de Oliveira se aproxima com o celular, aparentemente filmando, do vereador Valdemir Thomaz de Aquino e acaba tendo o aparelho tomado pelo presidente casa que, em seguida, arremessa o celular no chão.

Segundo publicado pelo portal Banda B, Neuri havia criticado a aprovação de alguns projetos que teriam acontecido “na calada da noite”, enquanto o vereador Jovane apoiava o discurso e fazia cobrança de explicações ao vereador Valdemir sobre as votações.

Em nota, a assessoria da Câmara de Vereadores informou que a atitude de Neri, responsável pela contabilidade da prefeitura, é questionável e tem caráter eleitoreiro. Ainda de acordo com o documento, a Câmara nega que projetos tenham sido aprovados “na calada da noite” e que os mesmos foram aprovados por todos os parlamentares com placar de sete a zero. O texto ainda reconhece que o presidente da Casa de Leis assumiu ter tomado e jogado o celular e que o fez por estar sendo filmado e criticado, sentindo-se então desacatado.

Leia Também:  Banda de Música da PM recebe Menção Honrosa da Assembléia Legislativa do Paraná

 

Informações: Banda B.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020