-0.4 C
Wenceslau Braz

Câmara entrega título de Cidadã Honorária de Wenceslau Braz a Dona Pureza Amaral

Projeto do vereador Josemar Furini homenageia a história de vida da senhora que faleceu aos 99 anos e era figura querida entre os brazenses

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (13), foi entregue o Título de Cidadã Honoraria do Município de Wenceslau Braz a Pureza Inácio da Silva Amaral ao seu filho Fernando Amaral, devido a homenageada ter falecido em 2020.

- Advertisement -

A indicação de reconhecimento foi aprovada na legislatura 2017-2020, quando o Decreto Legislativo 04, de 30 de junho de 2020, de autoria do Vereador Josemar Furini foi aprovado por unanimidade pelos vereadores daquela época.

- Advertisement -

Segundo o autor da homenagem, Josemar Furini, o título era para ser entregue no ano passado, mas não foi realizado a entrega devido ao falecimento e as restrições da pandeia do Covid-19. “Hoje estou sentindo muito feliz, pois no ano passado apresentei o projeto e foi aprovado por todos os pares, homenageando dona Pureza, uma pessoa muito querida, aqui de Wenceslau Braz. Infelizmente a gente não pode entregar a ela, pois ela veio a falecer antes da entrega e hoje conseguimos entregar ao seu filho, o Fernando Amaral, o quadro do título de cidadã honoraria. Estamos muito felizes em podermos participar deste momento que eu sei que é muito feliz a todos da família”, falou Furini.

Fernando Amaral, filho da homenageada, falou à Folha Extra sobre a homenagem e a felicidade de receber o título que reconhece sua mãe como cidadã brazense. “Esta foi a maior emoção boa que tive nos últimos anos, uma grande felicidade receber este quadro, em casa é a segunda vez, primeiro com meu pai onde uma Rua da Vila Santa Madalena tem o nome do meu pai João Bueno Amaral. Agora minha mãe ter o título de cidadã a alegria foi muito maior, precisei me segurar para não chorar aqui. Quero agradecer ao presidente Josemar Furini pelo reconhecimento e a todos os vereadores que apoiaram a iniciativa em homenagear minha mãe” declarou Fernando Amaral.

Quem foi Dona Pureza?

Pureza Inácio da Silva Amaral, nasceu de família humilde em 26 de junho de 1926, na cidade de Tomazina e iniciou sua história em solo brazense em meados de 1962, quando veio morar em Wenceslau Braz.

Pureza Inosencia da Silva Amaral
Foto: Arquivo Familiar

Desde nova teve sua vida marcada por sérias dificuldades e uma delas era conviver com sua madrasta, o que levou Pureza ainda com 13 anos de idade ser emancipada para se casar o Senhor João Bueno do Amaral, o qual permaneceu casada até o falecimento do mesmo em 1992. Dona Pureza trabalhou com seu esposo na área rural por muitos anos e ambos conseguiram com muito sacrifício criar sete filhos. Além de trabalhar na roça, Dona Pureza ainda ajudava lavando e passando roupa para outras famílias para ajudar a família nas despesas da casa. Com o passar dos anos, conseguiu emprego no antigo cinema da cidade e na coletoria estadual, atuando na limpeza e arrumação do local.

Pureza era carinhosamente descrita pelos filhos como mãe zelosa e exemplar, que manteve os cuidados com os filhos, mesmo após o falecimento do seu esposo. Outra característica de Dona Pureza, mesmo trazendo grandes feridas do passado, sempre foi uma pessoa divertida que amava festas e sempre foi muito querida pelas pessoas de nosso município. Seu falecimento ocorreu em 30 de agosto de 2020, com 99 anos de idade.

- Advertisement -

Deixe uma resposta

MAIS NOTÍCIAS