conecte-se conosco


SEMANAS DIFÍCEIS

Covid-19 no Paraná: Guto Silva faz alerta e diz que governo avalia medidas mais duras

Publicados

em

Guto Silva faz alerta e diz que governo avalia medidas mais duras
AEN/DIVULGAÇÃO

 

Guto Silva, chefe da Casa Civil e braço direito do governador Ratinho Junior (PSD), fez um alerta contra a covid-19 no Paraná nesta sexta-feira (26). Segundo ele, os técnicos avisaram que as próximas semanas serão duras no combate à pandemia.

“Gostaria de compartilhar com vocês a minha preocupação com os próximos 15 dias. Estamos fazendo todo o trabalho de ampliação do sistema de saúde, testes etc, mas hoje recebi novo alerta dos técnicos que as próximas semanas serão duríssimas”, disse.

“Por favor, orientar amigos e familiares pra buscarem o isolamento pois a situação é muito grave. Estamos avaliando medidas mais duras para os próximos dias, mas será a consciência da população que garantirá sairmos desta pandemia o mais rápido possível”, completa ele no alerta que está sendo compartilhado nas redes sociais.

A veracidade do texto foi confirmada pelo próprio Guto Silva ao Paraná Portal.

CASOS DE COVID-19 TRIPLICARAM NO PARANÁ NESTE MÊS

Conforme o último boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). o Paraná registra 17.618 casos e 526 mortes por coronavírus.

O número mais que triplicou em relação aos dados do dia 1º de junho, quando o Estado tinha 4.835 casos. O número mais que triplicou no dia 22 e pode quadruplicar ainda neste mês caso o ritmo de crescimento siga o mesmo nos próximos dias.

Leia Também:  Governador sanciona projeto que amplia estrutura da Justiça de primeira instância

O recorde de confirmações em 24 horas foi na última quarta-feira (24), quando 1.094 contaminados foram incluídos no balanço do governo estadual.

A semana passada ficou marcada pela “explosão” de casos, alertada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns, e pelo Conselho Regional de Medicina. Agora, é o governo quem emite o alerta.

POR ENQUANTO, GOVERNO APOSTA NA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO 

Até o momento, o governo do Paraná e a prefeitura de Curitiba seguem apostando na conscientização da população no uso de máscaras, distanciamento social e evitar aglomerações. Contudo, o transporte coletivo segue sendo o principal obstáculo da administração.

Os últimos decretos estaduais, publicados no fim da semana passada, proibiram o consumo e venda de bebidas alcoólicas no Estado e limitaram os horários de atividades comerciais em Curitiba e Região Metropolitana. Ratinho Junior enxerga que a Covid-19 está atuando de forma mais rápida e forte em Curitiba e por isso a Região Metropolitana deve seguir as mesmas regras da capital.

Por isso, shoppings centers devem funcionar das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira, e o comércio apenas das 10h às 16h. Contudo, os comerciantes de Curitiba não flexibilizaram o horário de trabalho dos funcionários, o que fez com que o decreto não surtisse efeito.

Leia Também:  Governo sanciona concessão de Título de Utilidade Pública à Associação de Pesquisa e Conservação de Animais Silvestres

Por enquanto, tanto a prefeitura de Curitiba quanto o governo do Paraná descartam o lockdown. Mesmo assim, ontem (25), um grupo de empresários protocolou um abaixo-assinado, com mais de 15 mil assinaturas, que pede o fechamento total em Curitiba.

FONTE: PARANÁ PORTAL

COMENTE ABAIXO:

Norte Pioneiro

Projeto institui o Circuito Cicloturístico Rota Norte Pioneiro

Publicados

em

Foto: Divulgação.

Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Goura (PDT) apresentaram nesta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei 552/2020 que institui o Circuito Cicloturístico Rota Norte Pioneiro que se estende a 20 cidades da região. Em seis pontos, o projeto objetiva desde o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico até o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentação da economia de Cornélio Procópio e dos municípios vizinhos.

“O cicloturismo é uma modalidade em que se utiliza a bicicleta não somente como meio de transporte, mas como uma parceira de viagem. O cicloturista diferencia-se do turista comum, pois seu objetivo não é simplesmente chegar ao destino final, mas aproveitar o caminho que geralmente consiste em estradas rurais e secundárias recheadas de atrativos naturais e culturais”, diz Romanelli em sua justificativa.

Romanelli destaca ainda que os cicloturistas movimentam a economia local e interagem muito mais com os moradores da região. “Uma outra vantagem é que a prática não demanda grandes obras ou investimentos. A criação de estruturas e medidas simples e eficazes podem atrair mais participantes e movimentar regiões que antes não seriam exploradas turisticamente.

 

Leia Também:  Deputado Luiz Fernando Guerra comemora anúncio de obras na PR-280

Municípios

Além de Cornélio Procópio integram o Circuito as cidades de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

As prefeituras poderão definir, dentro dos limites do respectivo município, o traçado da rota que fará parte do Circuito de forma integrada com as rotas das cidades vizinhas, mapear e divulgar os atrativos e produtos turísticos da região, disponibilizar informações e oferecer matérias das rotas, atrativos e produtos turísticos em meios de comunicação físicos e virtuais, como mapas, cartilhas, certificados, passaportes, sites e aplicativos e ainda formar consórcios para a implantação, administração, manutenção e gestão dos circuitos.

“Com a implantação de circuitos cicloturisticos, a cooperação entre Estado e municípios será fortalecida. O Estado definirá o circuito e a sinalização adequada e os municípios, além da efetivação da rota e assistência aos ciclistas, vão disponibilizar uma estrutura cicloviária para uso diário dos moradores”, completa Romanelli.

 

Via: ALEP.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020