conecte-se conosco


HABITAÇÃO

Ratinho Jr é aguardado em Jaguariaíva para inaugurar primeiro Condomínio do Idoso do Paraná

Publicados

em

Foto. Divulgação Assessoria.

Inauguração está programada para 1º de outubro, data em que se comemora o Dia do Idoso

 

O superintendente de obras da COHAPAR, Fábio Ortigara, esteve na semana passada visitando os detalhes finais das obras do Condomínio do Idoso em Jaguariaíva e, ao lado do prefeito Juca Sloboda, anunciou que o governador Ratinho Junior deve comparecer a cidade na próxima quinta-feira 1º de Outubro, data em que se comemora o Dia do Idoso, para realizar a entrega oficial das 40 casas as famílias cadastradas.

O empreendimento que recebeu um investimento de R$ 3,8 milhões através de uma parceria entre prefeitura e governo do estado é algo pioneiro no Brasil, sendo o primeiro a ser entregue num total de 15 condomínios que estão sendo construídos em diferentes regiões do estado.

O local é composto por 40 residências e ainda conta com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festa e para atividades, pista de caminhada, quiosques próprios para prática de jogos, ambulatório para atendimento médico, guarita, sala de administração, tudo pensado para proporcionar conforto, qualidade de vida e segurança aos moradores.

De acordo com Sloboda, os idosos contemplados para morar no local já foram informadas sobre os procedimentos inerentes a documentação. O contrato firmado com a prefeitura dispõe que o órgão é responsável pela manutenção periódica do local e pela promoção dos serviços básicos de saúde, enquanto os moradores realizam o pagamento de uma taxa reduzia que fica abaixo dos valores de um aluguel convencional, por exemplo.

Leia Também:  Novo modelo de concessão e fim dos contratos  antigos estão na mira da Assembleia

“Fico muito feliz por realizar mais essa entrega a população do nosso município, ainda mais no mês em que Jaguariaíva está de aniversário. É um ambiente muito bom e seguro onde os idosos poderão conviver com pessoas da mesma faixa-etária tendo assim uma melhor qualidade de vida”, comemorou Juca.

“Agradeço a parceria que tivemos junto a prefeitura e a construtora que executou a obra. É um projeto pioneiro não apenas no Paraná, mas para todo o Brasil e que nasce aqui em Jaguariaíva. No dia 1º de outubro estaremos aqui junto com o governador Ratinho Junior para realizar a entrega destas casas a estes idosos”, comentou Fábio Ortigara.

Ainda de acordo com as equipes da prefeitura, apesar de aguardar a presença do governador do estado para a inauguração do condomínio, a cerimônia deve contar com todas as precauções e medidas adotadas para contenção da Covid-19 no município.

 

Informações: Assessoria de Comunicação.

COMENTE ABAIXO:

Política Estadual

Regulamentação de testes de covid-19 em farmácias é sancionada

Publicados

em

Foto. Divulgação ALEP.

Projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Michele Caputo (PSDB) e aprovada pelos deputados

 

Já está em vigor a lei 20.347/2020 que regulamenta a oferta de testes rápidos de covid-19 em farmácias do Paraná. O projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Michele Caputo (PSDB), aprovada pelos deputados e, agora, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Conforme a lei, os exames deverão ser realizados preferencialmente na modalidade drive-thru, em área externa das farmácias, garantindo a segurança dos demais usuários.

Além disso, devem ser seguidas as recomendações da Anvisa sobre o papel do farmacêutico na execução dos testes. A oferta do serviço não deve prejudicar a rotina de assistência farmacêutica, com presença permanente de farmacêuticos no balcão da farmácia, na dispensação de medicamentos.

“Os testes rápidos em farmácia facilitaram o acesso das pessoas aos exames de sorologia, que identificam anticorpos da doença. Contudo, é preciso regramento para que a população não fique exposta ao vírus e tenha a clareza para que serve este tipo de teste”, explicou Caputo.

Leia Também:  Governo sanciona concessão de Título de Utilidade Pública à Associação de Pesquisa e Conservação de Animais Silvestres

Importante – A Secretaria Estadual da Saúde destacou a importância de medidas para “diminuir a probabilidade de contágio em ambientes fechados”.  A iniciativa inova ao ressaltar a necessidade de que os resultados dos testes sejam interpretados por profissionais de saúde capacitados, não deixando dúvidas aos pacientes.

Diferente dos exames RT-PCR, que detectam a doença na fase aguda, os testes rápidos são indicados para no mínimo sete dias após o início dos sintomas. É utilizado apenas uma gota de sangue coletada do dedo do indivíduo. O resultado sai, em média, em 15 a 30 minutos.

No início da pandemia, esse teste estava restrito principalmente aos profissionais de saúde, segurança e que estavam na linha de frente do combate ao coronavírus. Ele era recomendado para identificar se alguém já teve contato com o vírus. “Agora com a oferta em farmácias, ele acabou ficando à disposição de toda a população e por isso precisamos ter muito cuidado com a interpretação dos resultados”, comenta o deputado.

Em caso de resultado positivo, o farmacêutico prestará todas as informações necessárias para que o paciente busque atendimento médico e fique em isolamento social.

Leia Também:  Novo modelo de concessão e fim dos contratos  antigos estão na mira da Assembleia

 

VIA: ALEP.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2020