18.1 C
Wenceslau Braz

Prefeitos e vereadores solicitam a Guto Silva militarização do Corpo de Bombeiros de Ibaiti

Encontro realizado em Curitiba contou com a participação dos prefeitos e vereadores dos municípios de Ibaiti, Tomazina, Pinhalão, Japira e Figueira

- Advertisement -

Uma comitiva composta por prefeitos e vereadores de cinco municípios da região do Norte Pioneiro esteve em Curitiba para uma reunião junto ao secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva. O objetivo foi solicitar ao secretário recursos para reforma e ampliação do Quartel de Corpo de Bombeiros de Ibaiti, além da militarização da unidade.

A reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (14) e contou com a presença dos prefeitos Dr. Antonely de Ibaiti, José Carlos Contiero de Figueira, Ângelo Marcos Vigilato de Japira, Flávio Zanrosso de Tomazina e Dionísio Arrais de Alencar de Pinhalão. A reunião junto ao secretário foi solicitada pelo prefeito Dr. Antonely e o deputado Alexandre Curi.

- Advertisement -

A comitiva ainda contou com a presença dos deputados estaduais Alexandre Curi e Luiz Claudio Romanelli, o vice-prefeito de Ibaiti Ulisses Mingote, o presidente da Câmara de Vereadores de Ibaiti José Oscar Belão, os vereadores André Sub Zero, Cesar Tropesso, Tadeu Melancia, Samuel da Vila Guay, Luciano Berges e Antônio Carlos Deyvitt. O secretário de Planejamento do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, também acompanhou a reunião.

Atualmente a unidade do Corpo de Bombeiros de Ibaiti opera como Defesa Civil Comunitária prestando atendimento a sete municípios (Ibaiti, Figueira, Conselheiro Mairinck, Japira, Jaboti, Pinhalão e Tomazina) os quais, somados, apresentam uma população de aproximadamente 70 mil pessoas. Com esta concentração, o número de ocorrências atendidas pelos agentes é grande, principalmente nos períodos de estiagem e tempo seco.

Apesar de operar como Defesa Civil, a unidade já consta nos quadros internos do Corpo de Bombeiros do Paraná na modalidade de Bombeiro Militar. O processo de militarização foi um dos pré-requisitos para implantação do Sub Grupamento independente de Santo Antônio da Platina que possui três bases na região do Norte Pioneiro sendo a de Santo Antônio, Jacarezinho e Ibaiti com a denominação 3ª SD do 7º SGDI.

O prefeito de Ibaiti, Dr. Antonely, destacou que a militarização da Unidade deve proporcionar mais agilidade no atendimento aos municípios. “A efetiva militarização da Unidade vai proporcionar um melhor atendimento com bombeiros militares treinados, pois a Corporação Militar possui serviços mais especializados que a Defesa Civil Comunitária”, destacou o chefe do Executivo.

Já o deputado Luiz Claudio Romanelli destacou a importância de readequar a situação da Unidade. “Estamos trabalhando para readequar e organizar a estrutura da unidade e também para que haja mais profissionais disponíveis para atender a população. É um trabalho que conta com a ação de várias forças políticas para que possamos proporcionar um serviço do Corpo de Bombeiros adequado para atender as demandas de Ibaiti e Região. É um assunto sério que merecesse toda nossa atenção para que possamos ter uma solução”, destacou o parlamentar.

O prefeito de Tomazina, Flávio Zanrosso, também falou sobre a importância do serviço para os municípios. “Estamos juntos nesta luta, pois é um serviço de extrema importância para nossa microrregião, o que inclui também um reforço na segurança dos tomazinenses e dos moradores dos nossos municípios vizinhos”, reforçou o prefeito.

- Advertisement -

Deixe uma resposta

MAIS NOTÍCIAS