Coluna ADI Paraná
Voe Paraná
Divulgação
Foto Aeronave (Foto: Divulgação)

O Governo do Paraná lança hoje o programa ‘Voe Paraná’ que vai atender, a princípio, dez cidades com voos regulares para Curitiba: Paranaguá, Campo Mourão, Arapongas, Francisco Beltrão, Paranavaí, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória e Guaíra. A Gol vai operar o serviço com aeronaves modelo Cessna Grand Caravan com até 12 lugares. Serão de três a quatro voos semanais. 

Reforma administrativa

O governador Ratinho Junior já enviou a Assembleia Legislativa o projeto de lei da segunda fase da reforma administrativa que prevê a fusão de autarquias, entre outras medidas de contenção de custos e despesas.

Ferrovia do Mercosul

Na segunda-feira, 12, em Assunção, parlamentares, ministros e técnicos do Mercosul debatem a construção da ferrovia ligando os portos de Paranaguá e Antofagasta (Chile). O tema faz parte do 1º Seminário de Integração de Infraestrutura Ferroviário da América do Sul proposto pelo  deputado Ricardo Barros (PP-PR). “Vamos reunir representantes dos governos e da iniciativa privada, identificar iniciativas em andamento, prioridades e estabelecer um cronograma para que os investimentos, enfim, saiam do papel”, afirma Barros.

Aulão do Enem

Mais de 700 estudantes vão participar do “aulão do Enem" na terça-feira, 13, na Assembleia Legislativa. “É um apoio aos estudos de centenas de jovens da rede pública e que chega ao quinto ano. Disponibilizamos ainda mais de 500 videoaulas gratuitas de preparação aos que vão participar das provas do Enem”, disse o deputado Romanelli (PSB), 1º secretário da Assembleia. A edição deste ano do Enem tem 5 milhões de inscritos em todo o país. Desses, 211.308 são do Paraná.  

Aposentados

Aposentados, pensionistas e segurados que recebem de auxílios do INSS vão receber a primeira parcela do 13º salário junto com os benefícios de agosto, a partir do dia 26 deste mês até 6 de setembro. O pagamento será feito conforme calendário, respeitando o dígito final do cartão da aposentadoria. 

Fora do MDB

O ex-senador Roberto Requião diz que sai do MDB se a executiva estadual não aceitar o resultado da convenção que elegeu seu filho, o deputado Requião Filho, na presidência do diretório municipal de Curitiba. A executiva estadual desautorizou a realização da convenção e prorrogou os mandatos de todos os diretórios municipais.

Dias dos Pais

Sondagem da Fecomércio revela que 62,3% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia dos Pais. A intenção de compra é inferior ao ano passado, quando 70,7% afirmaram que comprariam um presente para os pais, mas ficou no mesmo patamar registrado em 2017 (62,3%). Os principais presentes serão sapatos e roupas, com 64,9%. Os eletrônicos serão escolha de 11,2% dos filhos e 4,8% afirmam vão presentear cosméticos. Também foram mencionados livros e afins (3,7%), artigos de pesca (3,2%), cestas matinais (2,1%) e móveis ou utensílios domésticos (1,19%). 

Tornozeleiras

Mais de 40 mil detentos de 16 estados utilizam tornozeleiras eletrônicas cuja qualidade é aprovada pelo Tecpar. A maior empresa de monitoramento na América Latina, com sede em Curitiba, busca os serviços de avaliação instituto há dez anos. O equipamento, que já monitorou mais de 250 mil detentos em todos o país, capta a localização dos satélites de GPS, calcula suas coordenadas de latitude e de longitude, e verifica se a pessoa está cumprindo as regras que a Justiça determinou.

Reclamações

O Paraná é o segundo estado com maior número de reclamações de abusos por parte de fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo. São  200 mil atendimentos registrados no primeiro semestre no consumidor.gov.br. O Procon é responsável pela orientação, defesa e educação do consumidor e também realiza audiências de conciliação buscando uma solução para as reclamações apresentadas pelos consumidores. 

Mudança na Receita 

A reestruturação administrativa da Receita Federal prevê a redução de dez para cinco as superintendências regionais, entre elas, a da 9ª Região Fiscal em Curitiba que atende o Paraná e Santa Catarina. A Receita pretende criar uma superintendência em Porto Alegre para atender Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O governador Ratinho Junior e os empresários do Estado enviaram ao ministro Paulo Guedes (Economia) ofício contrário à proposta.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br