fbpx
conecte-se conosco


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Cras de Ribeirão do Pinhal vai fortalecer proteção social

Publicados

em

Foto. Divulgação AEN.

O prédio de arquitetura moderna, dividido entre as cores vermelha e branca, logo se sobressai em maio à imensidão de casas baixas que formam o bairro Santo Expedito, em Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro.

É lá que funciona, desde meados de julho, a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. O espaço de 206 metros quadrados vai fortalecer a oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único e Assistência Social (Suas) dentro do município, descentralizando a política de assistência social.

O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, foi de R$ 815.582,52. “São obras como essa em Ribeirão do Pinhal que ajudam a melhorar as condições de vida de quem mais precisa”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O Cras é um facilitador, ajudando a população com amparo técnico, assistencial e psicológico. É assim que o Governo do Estado reforça seu caráter social”, acrescentou.

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Alexandre Braz, explica que a mudança vai permitir um salto de qualidade nos serviços ofertados em Ribeirão do Pinhal. Ele, inclusive, já faz planos de expansão para quando a pandemia da Covid-19 terminar. “A gestão básica será muito fortalecida. Queremos oferecer cursos profissionalizantes em parceria com o Sistema S, ter grupos de artesanato e outras ações específicas para idosos, pessoas com algum tipo de deficiência, crianças e adolescentes”, diz. “É uma grande evolução, sem dúvida”.

Braz lembra que a antiga sede, próxima à prefeitura, funcionava em um prédio alugado, de estrutura acanhada, e tinha de dividir espaço com a própria secretaria de Assistência Social. “Isso limitava a nossa atuação”, afirma.

Leia Também:  Bulls vence fora de casa e UCF Unopar perde na serie bronze do Paranaense

 

PLANEJAMENTO

Segundo ele, a mudança de endereço obedeceu a um criterioso planejamento. O bairro Santo Expedido, por exemplo, foi escolhido por concentrar o público-alvo para atendimentos no Cras. “Ficamos perto da população mais carente, de quem mais precisa do nosso atendimento”, ressalta o secretário.

A nova unidade é composta por recepção, banheiros adaptados, almoxarifado, cozinha, área de serviço, sala multiuso, salas de coordenação/administração, espaço externo com estacionamento e áreas de acessibilidade. “É um sonho realizado, um presente que a população de Ribeirão do Pinhal ganhou”, afirma Braz.

 

EXPANSÃO

A inauguração do Cras de Ribeirão do Pinhal reforça a política de reestruturação do órgão encabeçada pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Atualmente 10 projetos estão em andamento em diferentes regiões do Paraná.

Há seis obras em execução e outras quatro em fase final de licitação, aguardando os últimos detalhes para começar a sair do papel. O investimento, somado, é de R$ 7,1 milhões. “Levar dignidade e oferecer oportunidades com serviços sociais é fundamental para quem mais precisa. E os Centros de Referências de Assistência Social (Cras) são espaços essenciais para este atendimento, pois trabalham na ponta com as pessoas mais necessitadas nos municípios”, diz o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Leia Também:  Morte de contador da Câmara causa comoção em Salto do Itararé

Atualmente, de acordo com a secretaria, o Paraná possui 569 Cras nos 399 municípios do Estado.

 

POLÍTICA SOCIAL

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social pela comunidade. É uma unidade pública municipal, localizada prioritariamente em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, onde são ofertados ações e serviços de proteção social básica, com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e comunitária.

O Cras promove a organização e a articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, possibilitando o acesso de famílias, seus membros e indivíduos aos serviços, benefícios e projetos de assistência social.

Os serviços são destinados prioritariamente à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social.

Nas unidades, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

VIA: AEN.

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Tutora Unopar fala sobre experiência em ser enfermeira e curso de Enfermagem em Wenceslau Braz

Publicados

em

Foto. Divulgação.

Neste dia 12 de Maio, Diretoria Unopar parabeniza a todos os profissionais por seu amor, compromisso e dedicação com o cuidado ao próximo

 

No dia 12 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, uma data especial para reconhecer e homenagear o trabalho destes profissionais da saúde que dedicam amor e carinho aos pacientes e pessoas que necessitam de cuidados com sua saúde.

A Universidade Unopar, pioneira em EAD em todo o país e a primeira a trazer o curso de bacharel em enfermagem na região de Wenceslau Braz, vem neste dia tão especial homenagear a todos os profissionais que atuam na área.

Enfermeira a mais de nove anos e tutora do curso de enfermagem no polo de Wenceslau Braz, Thaysa Pollyana dos Santos Costa, falou um pouco sobre a experiência de atuar nesse ramo. A enfermeira contou como a profissão se tornou um sonho em sua vida. “Desde criança sempre gostei de cuidar das pessoas. Minha avó paterna tinha insuficiência renal e necessitava de três hemodiálises por semana na cidade de Londrina. Quando ela estava em casa, devido a estar cansada, passava a maior parte do tempo deitada, e com isso eu cuidava dela. Nessa época, minha prima Gisele cursava enfermagem e me contou como era, acabei me encantando”, conta a profissional.

Leia Também:  Pais e especialistas falam sobre o projeto de educação em casa mesmo após a pandemia

Thaysa também conta que a profissão conta com momentos de altos e baixos, principalmente agora durante a pandemia. “São várias histórias, mas as mais recentes tem nos marcado muito. Lembro do meu primeiro paciente entubado por complicações da Covid e quadro grave. Foi difícil, mas graças a Deus ele se recuperou e voltou para nos agradecer. Esse carinho é muito gratificante. Por outro lado, já teve paciente que chegou consciente, conversando e acabou na UTI e, infelizmente, não voltou”, desabafa.

Sobre o curso de enfermagem, Thayse é enfática ao indicar para pessoas que tem amor em cuidar do próximo. “É uma profissão muito humana. Fazer enfermagem é um ato de amor, pois temos que ter um carinho no acolhimento aos pacientes, prestar assistência, muitas vezes tranquilizar essa pessoa e ser um ombro amigo. Agora durante a pandemia, mais do que nunca estamos vendo todos os esforços que estes profissionais fazem, muitas vezes deixando sua família e suas vidas de lado para cuidar de outras pessoas. Tem que ter muito amor a profissão”, pontuou.

As diretoras Cida Santucci e Tálita Santucci parabenizam a todos os profissionais da área pelo seu dia em nome de toda a equipe dos polos Wenceslau Braz, Arapoti, Jaguariaíva, Quatiguá, Siqueira Campos e Itaporanga/SP, com um carinho especial aos nossos tutores que além de atuarem no ramo também partilham seus conhecimentos com nossos alunos e fazem parte a formação de novos profissionais.

Leia Também:  Morte de contador da Câmara causa comoção em Salto do Itararé

 

Enfermagem Unopar

A Unopar Wenceslau Braz oferta o curso de bacharel em enfermagem, com duração de cinco anos e diploma reconhecido pelo MEC em todo o país assim como o presencial. O aluno tem todo conteúdo teórico como aulas, vídeos, tarefas, atividades, material didático e tutores online em seu Ambiente Virtual, além de aulas de uma a duas vezes por semana em laboratórios completos com todos materiais e equipamentos para aprender o dia a dia de sua futura profissão na prática.

“A área da enfermagem é bastante ampla com diferentes focos de atuação. Para quem gosta, é uma formação que vale muito a pena. Aqui na Unopar o conteúdo é muito bom, o aluno tem tudo no AVA e já vai para aula prática sabendo o que vai ser ministrado. Contamos com uma estrutura bem equipada para aulas praticas e nós tutores buscamos repassar aos alunos tudo aquilo que vivemos no dia a dia da profissão”, explica a tutora Thaysa.

Vale lembrar que o curso de enfermagem está disponível para alunos de cidades de toda a região.

Quer saber mais sobre os cursos Unopar e toda a estrutura é só mandar um whats: (43) 99816-0328 ou (43) 99923-3119.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail. Copyright © 2021